55.

<<

O seu sotaque soava como o sotaque estereotípico indiano, mas mais anasalado e como que imposto ou mal atuado. Disse ser de Bangladesh, mas teria estudado inglês e computação na Índia, antes de vir aos EUA há três anos. Tinha óculos grossos e uma barba profusa, usava uma bata verde com floreios dourados onde se podia ver, entre outras figuras, bebê Krisha roubando um tablete de manteiga. Sua voz era calorosa, reconfortante e estrondosa.

Antes que alguém ache que estamos malucos, sabemos perfeitamente que viajar no tempo é impossível. Mas gravações não são, naturalmente. John Lennon está morto, mas posso ouvir uma onda sonora diretamente retraçável à vibração singular da sua garganta. E se eu te disser que é possível encontrar o eco de experiências corporais inteiriças gravado no avesso do espaço? Os sulcos que a dor e o deleite riscam no tempo não se perdem, não de todo. Eles perduram. Da mesma maneira que ondas sonoras percutem o ar e deixam rastros materiais, as ondas eletromagnéticas da nossa experiência perduram, transfiguradas, repetem-se em duas dimensões rebatidas infinitamente sobre si mesmas como luz num cabo de fibra ótica. Mudar o passado é impossível, mas recuperá-lo não é. O mapeamento apenas começou e deve aumentar muito quando o projeto se tornar público. Uma varredura inicial em duas regiões pequenas da Itália encontrou mais de seiscentos e oitenta mil registros recuperáveis de maneira integral ou parcial. Só nestas regiões. Datando desde a década de 80 do século passado até cinco mil antes de cristo. Momentos breves e longos da vida de senadores, escravos, centuriões, matronas, padres, soldados. A varredura na região de Israel e Galileia está mantida sobre estrito sigilo militar numa junta americana-israelita, um dos vários imbróglios políticos cabeludos que impedem a divulgação pública do projeto. Mas a database geral já conta com doze milhões de registros. A grande maioria nos EUA, onde aconteceu noventa por cento das varreduras até hoje. Temos três milhões de registros só na região de Los Angeles e arredores. O único critério para a perduração da experiência, pelo que podemos perceber, é a sua intensidade. Por isso a quantidade extraordinária de gravações de cópula sexual e assassinatos, tanto em primeira quanto em terceira pessoa. A vida íntima das estrelas de Hollywood, os shows dos melhores conjuntos nos seus auges. A coleção que temos já é extraordinária e não sabemos se continuará toda disponível depois que o uso da tecnologia for regulamentado. Imaginamos que não. A família de Marilyn Monroe, por exemplo, pode processar para evitar o acesso a mais de oito experiências gravadas de indivíduos diferentes na companhia de sua pessoa, desde um presidente até Arthur Miller. Temos até uma gravação em primeira-pessoa de um dos Beatles tocando durante a invasão americana. Mas é do Ringo, infelizmente.

Inacreditável, disse Jason.

Surreal, disse Sergey.

É prodigioso, sim.

Jason corrigiu de maneira um pouco ríspida:

Não, literalmente inacreditável. Como assim recuperar onda da consciência? Isso não existe. Você tá enrolando a gente.

Deixa ele explicar, Jason.

Não é uma onda, senhor Jason, foi uma imprecisão da minha parte. Maneira de dizer. Na verdade, é um agregado espectral variado e complexo, que conseguimos depois de muita dificuldades desembaralhar em cinco camadas de input (uma para cada sentido). Eu confesso que só consigo explicar elementos do funcionamento da máquina. A minha própria pesquisa e trabalho está no hardware de reprodução, não na descoberta do método de recuperação das ondas negativas de antimatéria. Isto foi o resultado do trabalho sigiloso e conjunto de décadas feito por dois grupos transdisciplinares e nós compartilhamos nosso conhecimento apenas onde é estritamente necessário.

Certo. Como que a máquina funciona, então?

É um prodígio, senhor Jason. É um prodígio. O implante transorgânico é uma malha que se conforma ao formato de seu crânio e transforma seu sistema nervoso num receptor altamente suscetível a ressonâncias configuradas. É o que permite que a sincronização integral ocorra de maneira não-invasiva. O que temos gravado é o pacote todo, com propriocepção, cheiro, tato e parte funcional da memória. Você não vai conseguir acessar a infância do sujeito cuja experiência você, digamos, provar, mas vai entender latim se ele estiver falando latim ou matemática se ele estiver produzindo matemática. As experiências místicas de Ramanujan, nesse sentido, foram muito bem-recomendadas.

Você ainda não explicou nada.

Ocorre uma sobreposição, senhor Jason. O sistema nervoso se sincroniza gradualmente com o input externo, que vem da máquina imitando a pluralidade sensorial ruidosa da realidade, de início de um jeito fantasmático, débil, até que ele gradulamente se impõe sobre o input atual. O seu corpo vai para o fundo e a experiência gravada vem à tona. Para a maioria, a sensação atual do corpo continua sempre presente, para alguns a sensação sincronizada se impõe completamente. Depende de uma série de fatores, ainda não conseguimos determinar nenhuma causalidade sobredeterminante.

Ainda muito, muito vago. Como assim uma sincronização? Isto soa impossível.

Só soa imposível porque você não está trabalhando com todas as informações, senhor Jason. Infelizmente não podemos ainda publicar nossas descobertas integralmente. Descobrimos anos atrás que padrões neurais policrônicos, como aqueles responsáveis por mapear formas visuais, podem ser estimulados artificialmente à distância, contanto que a caixa de ressonância esteja configurada para recepção de maneira adequada. Acabou o mistério do qualia, os problemas tanto duro quanto mole da consciência, a dificuldade toda de descobrir como o cérebro ata os estímulos. Nós descobrimos. O cérebro ata o espetáculo dos vários sentidos através da emergência de uma sincronia polifásica auto-organizada que é mediada não só, mas principalmente, pelo núcleo supra-quiasmástico. As células condutoras, digamos assim, desse espetáculo todo.

O homem parecia em êxtase ao falar isso, estalando os dedos, seu sotaque ultrajante como o de uma imitação ofensiva numa esquete cômica antiga.

Um espetáculo que pode ser transduzido, gravado em bits e reproduzido, como qualquer outro. Com muito engenho, naturalmente. E um bocado de engenharia reversa.

….

Consegui sua atenção, senhor Jason? Então. Esta é uma lista parcial das experiências que temos disponíveis para recuperação hoje. Não deu para trazer todo o catálogo porque os arquivos são pesadérrimos, como dá pra imaginar. 1 terabyte, pelo menos, pra cada quinze minutos. Isso depois da compressão. Mas trouxemos aqui uma selação pessoal de algumas das experiências mais notáveis e populares.

Sergey pega o tablet da mão do homem, Deepak e Jason esgueiram-se para ver por cima dos seus ombros.

Ué, cadê o Augusto? Me falaram que tinha uma experiência incrível do Augusto liderando tropas.

Um cliente muito querido nosso pagou uma quantia adicional para que esta experiência fosse de seu uso restrito.

Filho da puta, ele não me falou que tinha feito isso.

….

Eu já sei qual eu quero.

Qual?

Claro que eu não vou te contar, Deepak.

>>